terça-feira, 13 de novembro de 2012

Alunos do 5º ano D  Profa. Vânia


 


 
 
Fizemos uma visita no Aterro Sanitário Delta em Campinas.Odia estava chuvoso e percorremos o local de ônibus. Esses suportes brancos é onde eles armazenam os lixos hospitalares.



 
 
Aqui temos a maquete do Aterro, a montanha de lixo que logo depois ele  será selecionado e a balança FILIZOLA que pesa a quantidade de lixo que entra naquele lugar diariamente, ou seja, o lixo reciclado.

Neste lago artificial é onde escorre todo o líquido do lixo, ali  ele é observado  e em outras tubulações ele é escorrigido para um lago natural e a água é observada para não contaminar o solo freático. logo abaixo  está  o lago natural. Se algum peixe aparece boiando é porque  a água está contaminada, assim, os cuidados serão redobrados.


O lixo sendo despejado num terreno próprio e reservado. A operação  Cata treco ajuda na limpeza dos terrenos baldios.

Aqui temos o chorume que é o líquido coletado do lago onde fica armazenado o caldo do lixo.O mais escuro é o chorume contaminado, o mais claro é onde ele está em processo de tratamento e o bem clarinho quer dizer que o líquido está sem problemas pois é a água do lago natural. Logo temos a Coleta do Óleo de Cozinha. Você deposita dentro de uma garrafa Pet o óleo de fritura e não jogue em ralos para não contaminar o solo freático. As latinhas de alumínio são amassadas numa máquina própria e depois emabaladas para a venda. Por isso é muito importante que selecionemos o lixo para ser reciclado.

Aqui temos o depósito de pneus que são reutilizados para a fabricação de pinche para asfaltar as ruas. Os funcionários da Cooperativa separam as latas e passam por esta máquina verde que depois sai toda embalada. logo mais temos os papéis  que estão ensacados no pátio. Apesar do dia chuvoso o trabalho  árduo continua!


Após uma excursão pelo local já está chegando a hora de retornar para a escola.










aqui é a entrada do aterro Sanitário Delta de Campinas que neste mês de  dezembro de 2012 terá findado seus longos anos de vida pois chegará ao fim. Já cumpriu sua missão neste lugar.
 
 
 
 
 





Aqui é por onde saem os gases do lixo aterrado.

Palestra sobre o destino do lixo.

Separando item por item, o que poderemos fazer em casa.

Esta máquina amassa as latas e elas saem prontas para a venda.

O chorume nas suas três fases, como já  foi dito antes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário